cropped-Logo-dmc.png
Quantas vezes o plano B é aceitável?
Quantas vezes o plano B é aceitável? Para evitar engravidar após relações sexuais desprotegidas, você pode tomar o Plano B, também conhecido como “pílula do dia seguinte”, quantas vezes for necessário. Se você tomar o Plano B e outros anticoncepcionais de emergência mais de uma vez, não haverá repercussões a longo prazo. No entanto, a […]

Quantas vezes o plano B é aceitável?

Para evitar engravidar após relações sexuais desprotegidas, você pode tomar o Plano B, também conhecido como “pílula do dia seguinte”, quantas vezes for necessário. Se você tomar o Plano B e outros anticoncepcionais de emergência mais de uma vez, não haverá repercussões a longo prazo.
No entanto, a pílula do dia seguinte não deve ser usada como método normal de controle da gravidez, de acordo com o Office for Women's Health (OWH). Se você toma a pílula do dia seguinte com frequência, pode querer pensar em outras opções, como preservativos, tratamentos hormonais (pílulas, adesivos, injeções e anéis vaginais) e DIU.
Continue lendo para saber mais sobre os medicamentos do dia seguinte, incluindo seus usos e efeitos adversos a curto e longo prazo.

Pílula do dia seguinte: o que é?
O Plano B, ou levonorgestrel, é uma versão sintética do hormônio progesterona e é uma das pílulas do dia seguinte mais populares. Os comprimidos do Plano B estão disponíveis sem receita. Elipristal, também disponível sem receita, é conhecido como ella. Esses medicamentos inibem ou adiam a capacidade do ovário de liberar um óvulo. Como resultado, a probabilidade de o espermatozóide fertilizar um óvulo diminui.
Outro método contraceptivo de emergência é um dispositivo intrauterino (DIU) feito de cobre ou hormônio que é implantado cinco dias após a relação sexual desprotegida.
Importante observar: Embora a pílula do dia seguinte possa evitar mais de 95% das gestações, não é um método 100% confiável para fazê-lo.
A pílula do dia seguinte não é um método anticoncepcional regular autorizado pela Food and Drug Administration. A pílula do dia seguinte é muito menos eficaz na prevenção da gravidez do que tomar comprimidos anticoncepcionais normais no mesmo horário todos os dias.

Quando tomar um medicamento antes do amanhecer
É preferível tomar o comprimido do dia seguinte o mais rapidamente possível. Embora ella esteja ativa por 120 horas, o Plano B é eficaz por até 72 horas após relação sexual desprotegida.
Dicas para evitar a gravidez após relações sexuais desprotegidas

Consequências das drogas do dia seguinte
A pílula do dia seguinte pode causar efeitos colaterais desagradáveis, de acordo com a Alfa-Zone que é Christine Greves, MD, obstetra e ginecologista do Winnie Palmer Hospital for Women & Babies, que conversou com a Health.
Os efeitos colaterais das pílulas do dia seguinte incluem:

Fadiga Dor de cabeça Náuseas Dor abdominal Dor nos seios Sensação de tontura

Repercussões a longo prazo
Em geral, Ella e o Plano B não têm repercussões negativas a longo prazo na sua saúde. Não há efeito a longo prazo da pílula do dia seguinte na fertilidade futura.
No entanto, tomar a pílula do dia seguinte mais de uma vez pode ter um impacto sobre seus hormônios. Sherry Ross, médica, obstetra e ginecologista de Los Angeles, autora de "She-ology", disse à Health. Por exemplo, depois de tomar a pílula do dia seguinte, você poderá perceber que sua próxima menstruação chegará mais cedo ou mais tarde do que o normal. Spotting ocorre frequentemente entre os ciclos.
“[A pílula do dia seguinte é] temporariamente prejudicial porque você terá sangramento irregular e poderá se sentir emocionalmente desequilibrado”, explicou o Dr. "Assim que você parar de tomá-lo, seu corpo terá a oportunidade de se reiniciar."
Como lidar com um preservativo quebrado

Quando é hora de usar o plano B?
É importante tomar a pílula do dia seguinte após cada relação sexual desprotegida para evitar engravidar. Digamos que você tome a pílula do dia seguinte e tenha relações sexuais desprotegidas alguns dias depois. A melhor ação nesse cenário é tomar outra pílula do dia seguinte.
“Por causa das mudanças que causa no revestimento uterino, [a pílula do dia seguinte] deve cobrir você até a próxima menstruação”, disse à Health o endocrinologista reprodutivo Bat-Sheva Lerner Maslow, MD, de Nova Jersey. “Eu não recomendaria necessariamente confiar nisso como uma forma proativa de controle de natalidade”.
Se você usou a pílula do dia seguinte mais de uma vez, converse com um ginecologista sobre suas alternativas de contracepção, disse o Dr.
De acordo com o Dr. Maslow, ter um método contraceptivo consistente pode ser mais benéfico do que usar contraceptivos de emergência com frequência. Por exemplo, se você frequentemente se esquece de tomar pílulas anticoncepcionais, a contracepção de longo prazo, como o DIU, pode eliminar completamente o esquecimento.

Perguntas mais frequentes

Devo levar um plano de backup caso eu use métodos anticoncepcionais? Tomar comprimidos anticoncepcionais todos os dias no mesmo horário pode ajudar a prevenir a gravidez.

Como você pode determinar se deve empregar o Plano B?
Um preservativo estourou Um diafragma foi perdido Você não toma métodos anticoncepcionais conforme as instruções (por exemplo, você deixa de tomá-los no mesmo horário todos os dias) Você não utiliza métodos anticoncepcionais adicionais Por que o Plano B tem menos sucesso? algumas coisas podem tornar o medicamento menos eficaz:
Alguns medicamentos: O antifúngico griseofulvina e o antibiótico rifampicina podem ter impacto na eficácia da pílula do dia seguinte. Se você usa erva de São João ou usa medicamentos anticonvulsivantes e anti-HIV, fale com seu médico.
Momento: Quanto mais você esperar, menos eficaz será a pílula do dia seguinte. Se você não tem relações sexuais desprotegidas há mais de três dias, pense em ella. Assim que você começar a ovular, a pílula do dia seguinte não será mais eficaz.
Peso: Pesquisas indicam que aqueles com índice de massa corporal (IMC) maior do que outros podem se beneficiar menos com a pílula do dia seguinte. Se você precisar de um contraceptivo de emergência porque está obeso ou com sobrepeso, fale com seu profissional de saúde. Independentemente do peso, um DIU hormonal ou de cobre inserido cinco dias após a relação sexual desprotegida ajuda a evitar a gravidez.

Uma breve recapitulação
Se você usar a pílula do dia seguinte, poderá sentir manchas entre as menstruações, náuseas e exaustão. É improvável que o uso repetido do Plano B ou qualquer outro tipo de medicação do dia seguinte tenha quaisquer efeitos negativos a longo prazo.
Ainda assim, se você usa a pílula do dia seguinte com frequência, pode querer pensar em opções anticoncepcionais de longo prazo. Preservativos, anticoncepcionais hormonais (como comprimidos, adesivos, injeções e anéis vaginais) e DIU são mais algumas formas de controle de natalidade. Fale com um profissional de saúde sobre o melhor curso de ação.